Portal Oficial do Governo da República de Angola

Informação Pessoal

Sílvia Paula Valentim Lutucuta, 49 anos de idade, solteira, natural do Huambo, filha de Gilberto Buta Lutucuta e de Rebeca Valentim Lutucuta, Médica Cardiologista e Docente Universitária, Chefe de Departamento de Pós- Graduação e Investigação Científica da Faculdade de Medicina , com experiência em Pesquisa - Biologia Molecular e Genética das Doenças Cardiovasculares .

Curriculum Académico

Fez a parte inicial dos seus estudos primários no Colégio São José de Cluny no Bié e terminou na escola Primária feminina nº 163 no Bairro São João, os estudos secundários na escola do IIº nível Comandante Dangereux, o IIIº nível na escola Comandante Bula e o Pré- Universitário de Ciências Biológicas, todos na Província do Huambo.

Ingressou na Faculdade de Medicina Universidade Agostinho Neto- Huambo com apenas 16 anos de idade, concluiu a licenciatura nos 6 anos estabelecidos em 1990, por ter sido a estudante mais nova e melhor aluna, com apenas 21 anos, foi-lhe oferecida uma Bolsa de Estudo para Pós graduação imediata e inspirando-se na sua avó materna, mulher angolana grande nacionalista que sempre defendeu a importância da formação avançada nas mulheres sua emancipação e independência económica que padecia de Cardiopatia grave, fez a especialidade de Cardiologia no Hospital Santa Maria em Lisboa- Portugal- Chefe de Serviço Prof. Celeste Vagueiro e Integrando a equipa do Prof. Doutor Fausto Pinto.

No que concerne ao Ensino em Angola, tem desempenhado a sua actividade docente com zelo e dedicação, procurando usar métodos de ensino que facilitem a aprendizagem das várias matérias, mantem uma relação profissional e aberta com os seus estudantes, a quem tem transmitido a necessidade de olharem para a Medicina com uma Ciência e Arte, em que as competências técnicas, o rigor Científico e a Ética são as ferramentas necessária para a formação de médicos dotados de ferramentas necessárias e essenciais para enfrentar os desafios do Milénio.



Curriculum Político e Associativo

Do ponto de vista associativo e liderança, fez sempre parte da direcção das organizações associativas durante o seu percurso estudantil, Pós-Graduado e profissional. Foi membro e Presidente da Associação dos Estudantes do Pré- Universitário do Huambo, Presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Huambo, Membro da Associação Nacional dos estudantes do Ensino Superior de Angola, Membro da Associação dos Pós-Graduados em Portugal, Membro da Associação Njango nos USA, Membro da Ordem Dos Médicos de Angola e Membro da Ordem Dos Médicos de Angola de Portugal, Membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Membro da Sociedade Portuguesa de Pacing Cardíaco, Membro da Sociedade da Sociedade Angolana de Cardiologia, actual Vice- Presidente da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares e Membro do Senado da Universidade Agostinho Neto.

Curriculum Profissional

Iniciou a sua carreira docente com apenas 19 anos, como Monitora no Departamento de Medicina na Faculdade de Medicina no Huambo no Departamento de Morfologia Cadeira de Histologia.
Com a necessidade crescente de reforçar o corpo docente do Departamento de Medicina da FMUAN, foi então durante o estágio transferida para Luanda e passou para monitora deste departamento e ao concluir a sua licenciatura passou para a categoria de Assistente, actividade que foi interrompida durante a sua formação no exterior do País.

Membro de

Durante o período em que trabalhou nos Estados Unidos e dedicando-se a investigação, fazia estudos de translocação da Ciência Básica para Clínica e integrou grupos de estudos sobre Cardiomiopatia Hipertrófica, Aterosclerose e Anemia de Células Falciforme liderados por autoridades mundiais nas respectivas matérias (Prof. Dr. Robert Robertes, Prof. Dr. Ali Marian e Prof. Dr. José Lopez), tarefas que sempre cumpriu com zelo e dedicação, que resultaram em inúmeras publicações em revistas científicas, apresentações em Congressos Internacionais e sido galardoada com vários prémios em investigação médica internacionais, onde destacamos melhor apresentação em investigação em Simpósios de Investigação, melhor Investigadora em Ciência Básica.

Idiomas

Inglês, Português

Principais Áreas de Interesse

Preocupada com as questões de Saúde em Angola, tem assumido na comunidade, onde tem destacado a necessidade promoção de hábitos saudáveis para a prevenção e tratamento das doenças Cardiovasculares, para além da formação contínua de quadros médicos e outros profissionais angolanos, para que sejam dotados de ferramentas necessárias e essenciais para enfrentar os desafios do Milénio- entre os quais e com relevância temos as pandemias de doenças crónicas não transmissíveis.

Principais Áreas de Actuação

A avidez e necessidade constante em aprender mais e conhecer melhor em pormenor com o rigor científico necessário a vários níveis – básico e clínico, foram estímulo para que fizesse formações avançadas em Cardiologia Pediátrica no Hospital de Santa Marta em Lisboa, Formação avançada em Ecocardiografia no Hospital Hamersmith em Londres e na última década ingressasse no Baylor College of Medicine em Houston- Texas- USA, onde fez investigação avançada em doenças Cardiovasculares com funções de “Post- Doc Resarcher Fellow” e mais tarde Investigadora Associada