Portal Oficial do Governo da República de Angola
Educação

Aberto concurso público no sector da Educação

O concurso público para o provimento de mil e 262 vagas, no sector da educação, foi aberto oficialmente hoje (segunda-feira), na província de Benguela.

Segundo o Director Provincial de Educação, Nelson Joaquim da Conceição, que falava à imprensa, estão disponíveis 392 vagas de ingresso e 870 para promoção.

Avançou que o período de inscrição vai decorrer até ao dia 17 de Outubro próximo, que deverão ser feitas nas 10 repartições municipais de educação, no Instituto Médio Industrial de Benguela, nos magistérios primários da Ganda e do Balombo, nos Institutos Médios Politécnico do Cubal e da Baía Farta, nas escolas do II Ciclo da Ganda, Bocoio e da Baía Farta, assim como na escola de formação de professores do Cubal.

Afirmou que a selecção dos candidatos a serem submetidos às provas e o visto será atribuído pelo tribunal de contas, cujo resultado final deverá ser publicado em Dezembro próximo, para que em Janeiro de 2015 comecem com os trabalhos de início de ano lectivo.

Explicou, por outro lado, que devem concorrer para a categoria de professores primários auxiliares, todos os cidadãos que tenham o curso básico de formação docente, já para professores primários diplomados os que têm a formação média no magistério primário.

"Para o I ciclo do ensino secundário, os indivíduos concorrem com formação média da escola de formação de professores ex-IMNE ou aqueles que tenham feito um curso básico de formação docente e médio num pré-Universitário ou num Instituto Técnico ou tenham ainda uma agregação pedagógica atribuída por uma instituição do Ministério da Educação", disse.

Para o efeito, foi criado o corpo de jurados para a análise dos requerimentos, documentação, avaliação dos resultados e a elaboração das listas dos candidatos e posterior remessa para aprovação, que tem como presidente o representante da direcção provincial da educação, Samuel Quinda.

Fonte:Angop