Portal Oficial do Governo da República de Angola

Informação Pessoal

Nome: Joaquim Silvestre António
Natural: Luanda
Nascido: 21 de Dezembro de 1957
Estado Civil: Casado

Curriculum Académico

1962- 1967 - Estudos Primários na Escola Nº 83 e S. Domingos.
1968 – 1971 – Estudos Secundários na Escola Óscar Ribas
1972 - 1975 - Frequenta o Curso Geral De Construção Civil na Escola Industrial de Luanda.
1976 – 1979 - Curso Médio de Construção Civil no Instituto Politécnico De La Construccion “ JOSÉ MARTI” na República de Cuba.
1979 – 1980 - Curso Superior de Arquitetura no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto;


Curriculum Político e Associativo

Secretário de Estado para Habitação (actualmente)
2010 - 2012 - Secretário do Estado do Urbanismo e Habitação
2008 – 2010 - Vice Ministro do Urbanismo e Habitação
2004-2008 – Director Geral do Instituto Nacional de Habitação

Curriculum Profissional

1975 - 1976 - Professor Primário na Escola Nº Bairro Zangado, Município do Rangel.

1979 - Trabalhou como técnico médio de construção civil na Empresa de Obras Especiais “EPROCONS” do Ministério da Construção.

1980 - Chamado a cumprir o serviço militar obrigatório, colocado na Direcção na Direcção de Organização e Mobilização do E.M.G “ DOM” como Desenhador, transferido para a Direcção de Construção de Obras Militares “ DICOM” do Ministério da Defesa, no Sector de Medições e Orçamentos.

1981- 1985 - Exerce as funções de Chefe de Departamento de Aquartelamento e Vivendas da DICOM, é transferido para a “ ECOMIL UEE” Empresa de Construção Militar, onde exerce a função de Director Técnico.

1987 - Assistente Estagiário da Cadeira de Construção I e II Do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia

1988 – Ascende a categoria de Assistente de Cadeira de Construção I e II do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia.

1990 - Iniciou a trabalhar na Secretária do Estado da Habitação como Arquitecto.

1991 – Promove e orienta o Curso de Avalista Orçamentista á funcionários da Secretária do Estado da Habitação (Venda de Património Habitacional do Estado).
? Ascende no cargo de Chefe de Departamento na SEH
? Nomeado Director Nacional da Direcção Nacional de Desenvolvimento Habitacional (DNDH) até o ano de 2002.

1992 - Ascende a categoria de Professor Auxiliar da Cadeira de Construção I e II doDepartamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia ( Despacho nº135 de 20/4/92) .

Membro de

• Conselho Nacional para Pessoas deficientes - CNAPED;

• Comissão Inter-ministerial para Àguas Internacionais;

• Comissão Para Proceder o Balanço da Situação Operacional e Patrimonial Dos Projectos Habitacionais do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação que se Encontram sob Gestão da SONIP;

• Membro do Grupo Técnico de Apoio a Comissão Interministerial Para o Registo do património Imobiliário do Estado;

• Coordenador do Grupo Técnico Afecto a Comissão Para a Implementação do Programa Nacional do Urbanismo e Habitação;( 2009-2013)

Seminários, Congressos, Colóquios e Jornadas

1986 – Participa no Iº Seminário Instrutivo Metodológico da Especialidade de Construção das FAPLAS.
1986 - 1989 - Participa na execução, coordenação e fiscalização do Projecto de 2 Piso para a rede ECOMIL UEE.
• Execução do Projecto de Remodelação e Ampliação da Residência do Exmo Juiz Presidente do Supremo Tribunal Militar.
• Execução do Projecto do Economato do BNA.

1990 - Membro da Fundador do CIALP – Conselho Internacional Dos Arquitectos de Língua Portuguesa.

1991-1995 – Fez parte das várias delegações do SEH chefiada pelo titular do pelouro, em missão de serviço dentro e fora do país.

• Visita a empresa que desenvolveu o Plano de Urbanização de Viana II para casas económicas ( Espanha/Ilhas Canarias, em 1991).
• Visita e discussões sobre tecnologias de casas, no Brasil, Estados Unidos da América, Portugal e Suíça (em 1993).
•Visita e discussão do Contrato de Construção de Casas Económicas na Província do Bengo/ Caxito, No Golf I e a reabilitação do Prédio Sujo Marçal
• Participa na 17 Sessão das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos “ HABITAT” realizado na República do Zimbabwe;

• Visita e troca de experiencia com responsáveis da Secretária do Estado de Habitação e Portugal e do Instituto Nacional de Habitação I.N.H (1993)

1991 – Foi membro da Comissão do Centro Político Administrativo de Luanda, em Representação da Secretária do Estado de Habitação.

1992 - Integra a equipa de técnicos da SEH que estiveram na Itália em serviço, afim de discutir o financiamento do Projecto das 1980 Casas Económicas.

1993 - Participou na 7 Reunião Africana do Comité intergovernamental Misto para os Assentamentos Humanos “ HABITAT II”

• Participou em representação da SEH na palestra sobre estratégias urbanas P/ cidades em desenvolvimento, realizado pelo Governo da Província de Luanda.

• Fez parte da equipa técnica da SEH nas conversações com a delegação chinesa para Execução de 600 casas económicas em Viana II.

1994 - Participou em seminários/ palestras realizados pelo MINOPU e GPL
• Acção do Planeamento Urbanístico.
• O Poder Legal da Província de Luanda na Gestão do património Público.
• O Plano de Expansão de Luanda –Sul.

1995 – Participou na Conferencia Regional Sobre Assentamentos Humanos, realizado na República do Quénia, em representação da SEH

1995 - 1996 – Foi membro da Comissão Multissectorial e Multidisciplinar Para o Assentamentos Humanos “ HABITAT II”, em representação do SEH.

1996 - Integrou delegação de funcionários do SEH em missão de serviço na Turquia / Istambul – Conferencia Sobre Os Assentamentos Humanos “ HABITAT II” Tema: “Cimeira Das Cidades”

1997 - Fez parte da delegação de dois funcionários da SEH que se deslocou a República Popular da China, a convite da Empresa Development Internacional Design e Consultation Friendship “FDDC”, aprovação do projecto e assinatura de Contrato.

• Participou no processo de realojamento das famílias abrangidas no âmbito do Programa do Novo Centro Político Administrativo, em representação do SEH

1997 – 1998 – Integrou a Comissão criada pelo Secretário do Conselho de Ministro Dr. António Van-Dunem, destinada a criação dos Órgãos Ou Instituições que deveriam substituir a SEH.

• Participou na Comissão Técnica integrada por funcionários da SEH e do MINOPU para proceder ao “Estudo dos Mecanismo Atinentes a Integração da SEH nas Estruturas do MINOPU”

• Participou na palestra sobre Projecto Social de Renda Baixa (Auto-construção Dirigida) em representação da SEH, realizada pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia.

• Participa no IV Encontro Do CIALP em Luanda. Tema central “ Reconstrução Da Cidade – Estratégias da Arquitetura e Urbanismo em Outubro de 1997.