Portal Oficial do Governo da República de Angola

Curriculum Profissional

Em 1997, fez parte da equipa fundadora do primeiro banco privado angolano, o actual, BAI – Banco Angolano de Investimentos, tendo exercido várias funções de Direcção. Em 2006 foi co-fundador do BNI – Banco de Negócios Internacional, no qual exerceu funções de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

Em 2008, foi membro da Comissão Instaladora do Fundo Soberano de Angola e Membro do Grupo Técnico de Apoio ao Conselho de Ministros.

Em 2009, foi nomeado Vice-Governador do Banco Nacional de Angola com responsabilidade sobre as áreas de Política Monetária, Estudos Económicos, Estatística, Desenvolvimento Organizacional, Tecnologias de Informação, Sistema de Pagamentos e coordenação de políticas com o Governo, destacando-se a coordenação e liderança do processo de adequação do quadro legal e regulamentar em matéria de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, interagindo com as diferentes autoridades nacionais e internacionais.

Após a sua saída do BNA em 2015, para além ter lecionado cursos de pós-graduação da Universidade Católica do Porto, sobre Regulação e Supervisão do Sistema Financeiro e no curso MBA Atlântico, exerceu funções de Consultor do Ministro das Finanças nas áreas da Gestão Macroeconómica e Desenvolvimento do Sistema Financeiro, e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da BODIVA – Bolsa de Valores e Derivados de Angola.

Foi eleito no início de 2017 Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Banco de Poupança e Crédito, maior banco publico angolano, tendo em Novembro desse mesmo Ano, sido convidado e nomeado para o cargo de Secretario do Presidente da República para os Assuntos Económicos.

Actualmente, exerce a função de Ministro dos Transportes, cargo para o qual foi nomeado a 20 de Junho de 2018.


Ministérios