Portal Oficial do Governo da República de Angola

Informação Pessoal

Bornito de Sousa Baltazar Diogo, Vice-Presidente da República de Angola, eleito nas Eleições Gerais de 23 de Setembro de 2017, nasceu em Quéssua, na província de Malanje, em Angola, a 23 de Julho de 1953. É filho de Job Baltazar Diogo e Catarina Manuel Simão Bento.

Curriculum Académico

Estudou no Liceu Salvador Correia e, posteriormente, ingressou na Universidade Agostinho Neto, onde se formou em Direito.

Curriculum Político e Associativo

Começou como militante do MPLA em Luanda, no bairro Marçal em 1969, com apenas 16 anos, tendo sido detido pela PIDE de Janeiro de 1971 a Maio de 1974, esteve preso primeiro na prisão de São Paulo em Luanda e posteriormente no campo de prisioneiros de São Nicolau, tendo sido libertado em Maio de 1974.

Curriculum Profissional

Deputado da Assembleia Nacional e Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA; Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional; Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos, Regimento e Mandatos da Assembleia Nacional;
Presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional na qual concluiu e aprovou a Constituição da República de Angola;
Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP – UE e 1º Secretário da JMPLA.

Membro de


Promoções

Ministro da Administração do Território da República de Angola nomeado a 2 de Fevereiro de 2010 e reconduzido para as mesmas funções a 1 de Outubro de 2012, tendo cessado estas funções em Julho de 2017 por ser candidato a Vice-Presidente da República de Angola para as Eleições Gerais de 2017.

General reformado das Forças Armadas Angolanas (FAA)
Tem o Curso Superior de Oficiais da Escola Superior Militar do Huambo e treino militar no Congo
Foi chefe adjunto da Direcção Nacional das FAPLA, Comissário Político da Marinha de Guerra de Angola, Comissário Político da Companhia de Administração e Serviços do Estado-Maior da 2ª Região Político-militar.