Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Chefe de Estado empossa novos membros do Conselho da República

O Chefe de Estado, João Lourenço, empossou, na passada sexta-feira, 4, três novos membros do Conselho da República e manifestou o desejo que haja uma maior representatividade no seu órgão de consulta.


Foram empossados, por inerência, a vice-presidente do MPLA, Luísa Pedro Francisco Damião, por designação, o empresário José Carlos Manuel de Oliveira Cunha e a líder religiosa Suzeth Francisco João.



De acordo com a praxe, os empossados juraram desempenhar com zelo e dedicação o cargo de membro do Conselho da República, respeitar os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição e dedicar todo o saber e emprenho à promoção da defesa da unidade nacional da paz, da democracia e do progresso social do povo angolano.



O Presidente considerou 2019 um ano determinante para os grandes desafios que o país tem pela frente. Nessa esteira, João Lourenço espera receber do Conselho da República sugestões necessárias para ultrapassar “situações difíceis” que o país, “infelizmente”, ainda vai ter de enfrentar.



O Chefe de Estado disse almejar a entrada de mais mulheres no órgão de consulta, pois entende que a representação masculina ainda é grande.



O Conselho da República é um órgão de consulta do Presidente da República e dele fazem parte o Vice-Presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da república, líderes de partidos político com assento parlamentar e entidades convidadas.



Angop