Portal Oficial do Governo da República de Angola
Saúde

Turquia mantém apoio ao hospital pediátrico

A Turquia mantém o apoio em equipamentos e médicos ao Hospital Pediátrico de Luanda David Bernardino, por via da Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TIKA).


O apoio deste país localizado entre a Europa e a Ásia permitiu ao Hospital Pediátrico de Luanda retomar, em Março último, o diagnóstico a crianças com problemas cardíacos.



Em fim de missão, o embaixador da Turquia em Angola, Ahaimet Ihsan Kizitan, confirmou, na passada sexta-feira, 28, à imprensa, a manutenção da assistência do seu país à unidade de saúde que em média atende 400 crianças por dia.



Ahaimet Ihsan Kizitan, que falava após ter sido recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, realçou as boas relações de cooperação entre os dois países.



“Os nossos países desfrutam de excelentes relações de cooperação em todos os domínios”, declarou o diplomata que hoje se despediu do Chefe de Estado angolano.



Cooperação bilateral



Angola e a Turquia estabeleceram relações diplomáticas em 1980, mas o início dessa cooperação aconteceu em 2008. A colaboração entre os dois Estados é regulada por um acordo geral no domínio comercial.



No quadro dessa parceria, foram assinados acordos nos domínios dos transportes aéreos e militar.  



O reforço das relações em domínios como agricultura, turismo, ensino superior e indústria têxtil têm estado no centro das conversações entre interlocutores angolanos e turcos.



Dados de 2016 referem que a balança comercial entre a Turquia e Angola situa-se em 134 milhões de dólares (117,5 milhões de euros).



Em 2014, os dois países negociaram um memorando de entendimento para consultas políticas e um acordo de supressão de vistos nos passaportes diplomáticos.



Com quase 80 milhões de habitantes em 2016, a Turquia é líder em investimento no sector de turismo e espera receber cerca de 50 milhões de turistas por ano até 2023.



Angop