Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Presidente recebe mensagem do homólogo chinês

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta quarta-feira, em Luanda, uma mensagem do homólogo chinês, Xi Jinping, cujo conteúdo não foi revelado.

Foi portador da mensagem o embaixador da China em Angola, Cui Aimin, que não prestou declarações à imprensa no final do encontro de cerca de 30 minutos.

No entanto, Angola e China cooperam nos domínios Militar, Agrícola, Académico, Agro-industrial, Infra-estrutural, Petrolífero e Tecnológico.

O gigante asiático absorve cerca de metade do petróleo extraído em solo angolano, e conta com mais de 250 mil trabalhadores em Angola, sobretudo na construção e reparação de infra-estruturas.

A cooperação oficial entre os dois países é dominada por empréstimos financeiros disponibilizados pelos principais bancos do país asiático.

Trata-se de financiamentos destinados à construção ou reabilitação de infra-estruturas. A primeira linha de crédito oficial chinesa para Angola data de 2002. No entanto, o primeiro empréstimo suportado pelo petróleo foi assinado com o Exim Bank em 2004.