Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Presidente embarca para Abidjan

O Presidente da República, João Lourenço, deixou na tarde desta terça-feira, 28, Luanda, com destino a Abidjan, Cote d'Ivoire, a fim de participar na 5ª Cimeira da União Africana-União Europeia (UE), a decorrer de 29 a 30 de Novembro.

O Presidente da República, João Lourenço, deixou na tarde desta terça-feira, 28, Luanda, com destino a Abidjan, Cote d'Ivoire, a fim de participar na 5ª Cimeira da União Africana-União Europeia (UE), a decorrer de 29 a 30 de Novembro, sob o lema: Investir na juventude para um futuro sustentável.

Para apresentar cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado deslocaram-se, ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e o presidente do Tribunal Constitucional, Manuel Aragão.

Estiveram igualmente o segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Higino Carneiro, o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, membros do governo e altos funcionários do gabinete do Presidente da República.

Os líderes africanos e europeus pretendem, com este encontro, encontrar soluções concretas para promover melhor acesso à educação, estimular o investimento e criar empregos.

Questões como o futuro das relações EU-África estarão em debate na Cimeira, que pretende dar especial atenção à questão do investimento na juventude, na medida em que 60% da população africana tem menos de 25 anos.

Outra prioridade do encontro é a parceria nos domínios da paz e segurança, governação, democracia, direitos humanos, migração e mobilidade, investimento e comércio, desenvolvimento de competências e criação de emprego.

A 4ª Cimeira UA-EU teve lugar igualmente em Abidjan, em 2014, e reuniu mais de 60 dirigentes dos dois continentes.

Angop