Portal Oficial do Governo da República de Angola
Saúde

COVID-19: Número de casos sem alteração

O quadro epidemiológico da COVID-19 em Angola não sofreu alteração nas últimas 24 horas. Mantêm-se os 60 casos positivos, dos quais 39 activos, 18 recuperados, três óbitos.


Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava esta sexta-feira, 22, no ponto informativo sobre a COVID-19, 52 pacientes (80 por cento) são assintomáticos e oito (13 por cento) estão com temperaturas superiores a 36 graus, tosse e febre.



Das mais de 10.000 amostras colhidas em todo o país, 60 tiveram resultado positivo, 6,663 negativo e as restantes estão em processamento, incluindo as 15 amostras colhidas na província do Uíge e as do colectivo de profissionais de saúde e pacientes da Clínica Multiperfil. Os médicos da Clínica Endiama testaram negativo.



Os casos suspeitos investigados são 449, os contactos directos e ocasionais dos casos positivos sob vigilância das autoridades sanitárias 1.194 e os cidadãos em quarentena institucional são 1.064. Nas últimas 24 horas, 35 regressaram aos seus domicílios, sendo 30 em Luanda, três na Lunda- Sul e dois na Huíla.



O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 72 chamadas, das quais duas denúncias de casos suspeitos e 70 pedidos de informação sobre a COVID-19. A província do Cuando Cubango também reportou três alertas de casos suspeitos às autoridades sanitárias.



Para o reforço de capacidade assistência hospitalar, Franco Mufinda informou que a província da Lunda - Sul recebeu nesta sexta-feira mais de 10 toneladas de material de biossegurança e uma câmara laminar que permitirá a testagem da COVID-19 nos próximos dez dias.



Nesta província, técnicos de saúde participaram numa formação sobre colheita de amostras. No Huambo e nas demais províncias estes profissionais também estão a ser formados e sensibilizam a população para o cumprimento das medidas de prevenção da pandemia. Além dessas acções, alguns locais públicos estão a ser desinfestados.