Portal Oficial do Governo da República de Angola
Saúde

Testes rápidos já no final do mês

Angola passa a realizar testes rápidos de coronavírus, em todas as províncias, a partir do final deste mês. Até ao próximo dia 15, mais províncias passam a realizar testes, invertendo a actual situação que se resume a apenas um laboratório,... Ver mais


A garantia foi dada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, quando procedia ao balanço das últimas 24 horas (de 31 de Março a 1 de Abril), no habitual ponto de situação sobre a COVID-19.  Franco Mufinda assegurou que o Governo continua a adquirir insumos e ventiladores para se fazer face a actual pandemia que já afecta o país há mais de duas semanas.



Nas últimas 24 horas, registou-se mais um caso positivo com COVID-19, passando o país a ter cinco doentes internados, um recuperado e dois óbitos, o que perfaz um total de oito casos.  



O novo portador do coronavírus confirmado é um cidadão sul-africano, que chegou, no dia 18 de Março, a Luanda, onde é residente.



Até ao final desta semana, todos os cidadãos que se encontram no centro de quarentena de Calumbo voltam às suas residências, depois de 120 amostras terem dado negativas.



O secretário de Estado para a Saúde Pública assegurou o esvaziamento do centro de Calumbo, no próximo sábado, dia em que se completam os 14 dias, tempo limite para a incubação do vírus no organismo humano.



Até hoje (1 de Abril), os centros de quarentena acolhiam 1700 pessoas, em diversas províncias do país, com Luanda a liderar a lista (919 pessoas, 441 dos quais em quarentena institucional).



Doravante, os actuais centros de quarentena passam a dar suporte a eventuais casos positivos com sintomas leves, enquanto os hospitais se vão ocupar dos casos críticos.