Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Criada comissão para 45º aniversário da Independência

O Presidente da República, João Lourenço, criou a Comissão Interministerial para a organização das acções comemorativas alusivas ao 45º Aniversário da Independência Nacional, a ser assinalado a 11 de Novembro deste ano.


A comissão, criada através do Despacho Presidencial nº232/19, é coordenada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso.



Segundo o Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, departamento ministerial que coordena as efemérides nacionais, as comemorações do 11 de Novembro visam divulgar e realçar a importância da data, enquanto marco de transcendente importância na união das várias sensibilidades nacionais, com vista à valorização da Pátria Angolana, assente na vontade da construção de um Estado Democrático de Direito e união da nação angolana.



Promover uma reflexão sobre os enormes sacrifícios consentidos pelo povo, na conquista da Independência Nacional, bem como reverenciar os povos, partidos e governos que nos longos e difíceis anos da luta de libertação se solidarizaram com a causa nacional e apoiaram, de forma directa e concreta, o nascimento e consolidação do Estado soberano, livre e independente, são outros dos objectivos das comemorações.



No ano passado, o acto central do 11 de Novembro decorreu no município da Quibala, província do Cuanza-Sul, e foi orientado pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.



JA



 


Galeria de Imagens