Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Assinados em Roma acordos nas áreas dos Petróleos e Saúde

O Governo angolano e a multinacional italiana ENI assinaram esta quarta-feira, 13, em Roma, cinco acordos, dois dos quais directamente ligados ao sector dos petróleos, à margem da visita do Presidente João Lourenço ao Estado do Vaticano. ... Ver mais


Foi também assinado um Memorando de Entendimento para o Programa de Desenvolvimento de Angola, além de um outro sobre as Iniciativas de Saúde e um Contrato de Concessão para a construção e exploração de uma Central Fotovoltaica em Caraculo, na província do Namibe.



O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse que o Parque Solar, de 50 megawatts, vai atender a região da Huíla e Namibe, onde a energia é produzida a partir de fontes térmicas, que é muito cara.



João Baptista Borges afirmou que o projecto vai ser implementado a partir dos próximos meses, devendo ser concluído em doze meses.

No sector da Saúde, o memorando privilegia a formação dos profissionais dos hospitais Pediátrico David Bernardino, Josina Machel, Divina Providência e de Cabinda.



Segundo a ministra Sílvia Lutucuta, a formação será feita em Angola e o memorando está alinhado com o Programa Desenvolvimento Nacional 2018-2022.



Os documentos foram assinados na presença do ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto. Pela ENI foi signatário de todos os documentos o seu presidente executivo, Claudio Descalzi.



Sílvia Lutuctuta assinou o memorando sobre a Saúde, enquanto o ministro da Energia e Águas e o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, rubricaram o documento referente ao sistema solar.



O Memorando de Entendimento para o Programa de Desenvolvimento Local foi assinado pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, o Contrato de Serviço com Risco para a área do Bloco Centro da Zona Terrestre de Cabinda foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleos e Gás, Paulino Jerónimo.



O PCA da Agência de Petróleo e Gás também assinou o Contrato de Serviço com Risco para a área do Bloco 1/14.



JA