Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Angola reconhece papel de Mugabe na luta dos povos

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, assistiu neste sábado, 14, em Harare, às exéquias do ex-Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, em cerimónia realizada no Estádio Nacional dos Desportos.


Além do Presidente João Lourenço, que se fez acompanhar da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, a cerimónia fúnebre de Robert Mugabe foi testemunhada por vários Chefes de Estado e de Governo, Vice-Presidentes e antigos Presidentes africanos.



Na sexta-feira, 13, após a chegada a Harare, João Lourenço assinou o livro de condolências aberto no Aeroporto Internacional Robert Mugabe.



Na ocasião, falando à imprensa, o Chefe de Estado angolano considerou Robert Gabriel Mugabe “uma figura de destaque no processo de luta de libertação dos povos do continente africano”.



“O Presidente Mugabe é uma das figuras de destaque no processo de luta de libertação dos nossos povos, não só aqui nesta região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) mas, de uma forma geral, no continente”, disse João Lourenço.



O Chefe de Estado acrescentou que "o povo angolano está com um sentimento de pesar pelo facto de o continente africano ter perdido um dos seus melhores filhos."



À sua chegada a Harare, o Chefe de Estado angolano foi recebido pelo ministro zimbabweano dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional, Sibusiso Busi Moyo.



O embaixador de Angola no Zimbabwe, Agostinho Tavares da Silva Neto, esteve igualmente, presente no acto de recepção do Estadista angolano.



O Chefe de Estado angolano manteve, à margem das cerimónias fúnebres, um encontro de cortesia com o seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, no Palácio Presidencial, em Harare.



JA