Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Centro de produção de BI vai emitir mais de 20 mil por dia

O novo Centro de Produção e Controlo do Bilhete de Identidade, com 16 linhas de produção, vai permitir a emissão de mais de 20 mil bilhetes por dia.


Actualmente existem apenas seis linhas de produção e com a conclusão do Centro de Produção e Controlo do Bilhete de Identidade, adstrito à Direcção Nacional do Arquivo de Identificação Civil e Criminal, será possível aumentar a emissão para 23 mil bilhetes por dia.   



A obra, a cargo da empresa construtora chinesa "CEIEC", está a ser erguida, desde 2018, nas imediações da Centralidade do Kilamba, é uma iniciativa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e poderá ser inaugurada ainda este ano.



Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, o novo centro vai congregar uma boa parte dos serviços de Identificação Civil e Criminal de Angola.



O centro vai ser equipado com material de última geração, para continuar a garantir a segurança dos dados a nível nacional, uma vez que o referido projecto vai estar interligado em tempo real com as 18 províncias de Angola, refere a nota.



“Recentemente o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queirós, acompanhado da directora nacional do Arquivo de Identificação Civil e Criminal, Felismina Manuel, inspeccionaram a obra para aferir o grau de execução de cada compartimento das instalações”, lê-se no documento.



Na opinião do ministro, segundo o documento, a entrada em funcionamento do Centro de Controlo será uma mais-valia naquilo que são os objectivos de modernização e qualidade do trabalho que prestam aos utentes.



O edifício principal terá uma área de três mil e 727 metros quadrados, 430 metros quadrados para a área de produção e 300 metros quadrados para a área de monitorização e vai albergar mais de 200 funcionários.



Angop