Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Executivo aposta no interior para descongestionar Luanda

O Executivo tem prestado atenção particular à província da Huíla face às suas potencialidades económicas que, bem exploradas, poderão ajudar a descongestionar a cidade de Luanda, que está superpovoada, declarou, esta segunda-feira, 24, no L... Ver mais


O Chefe de Estado, que intervinha numa reunião com os membros do Governo Provincial da Huíla, disse ser necessário criarem-se condições de vida e de trabalho noutras províncias, por ser a melhor via para descongestionar a cidade de Luanda e respectiva periferia, “que atingiram níveis insuportáveis”.



“O interior do país perdeu qualidade de vida, pelo que precisamos de fazer o caminho inverso, e é isso que está a acontecer com a Huíla”, observou o Presidente João Lourenço perante os membros do Governo Provincial e responsáveis de Departamentos Ministeriais.



Afirmou ser preciso olhar para a província da Huíla no seu todo, para tirar melhor proveito da tradição que a população tem no domínio da pecuária e da agricultura.



O Presidente da República incentivou, igualmente, o sector privado a investir na indústria de transformação de carne, nomeadamente em matadouros, sem afastar a possibilidade de o Estado investir também no sector.



Energia para Huíla



O Chefe de Estado declarou, também, que o Executivo está a trabalhar na possibilidade de trazer a energia eléctrica da barragem de Laúca à província da Huíla, a partir de uma linha de transmissão do Gove, na província do Huambo, numa extensão de 100 quilómetros até à central hidroeléctrica da Matala, que já dispõem de uma interligação de alta tensão com a cidade do Lubango.



Na sua explanação, João Lourenço elogiou a governação de Luís da Fonseca Nunes, nomeado governador da província da Huíla em Setembro de 2018.



Angop