Portal Oficial do Governo da República de Angola
Desporto

Angola conquista troféu internacional de Cárpatos

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol conquistou, este domingo, 2, em Braila, Roménia, o troféu da I edição do Torneio Internacional de Cárpatos, após empatar a 21 golos diante da similar da Roménia.


Em três partidas, Angola marcou 76 golos, média de 25,3 e sofreu 60, o correspondente a 20 por desafio. Por sua vez, a Roménia somou 85, média de 28,3 e consentiu 76, 25,3 tentos sofridos por encontro. O melhor saldo no "goal-average" permitiu as campeãs africanas ocuparem o primeiro lugar do pódio.



A pivô Albertina Kassoma foi eleita MVP (jogadora mais valiosa) do torneio e a central Helena Paulo melhor marcadora.



As romenas entraram decididas a vencer o jogo, pois aos seis minutos estavam em vantagem por 5-0.



 O primeiro golo das angolanas surgiu no minuto seguinte, na sequência o grupo às ordens de Morten Soubak acertou a defesa e explorou as fragilidades do combinado europeu. Ao cabo dos 18 minutos, Angola empatou o desafio a oito golos e a seguir passou a liderar o encontro, com vantagem de quatro (13-9) ao intervalo.



Depois de desequilibrarem a defesa contrária na primeira parte, na segunda, veio ao de cima a experiência competitiva das adversárias, pois assinalaram 12 contra oito das campeãs africanas.



O “sete” nacional capitaneado por Isabel Guialo “Belinha” sofreu para visar a baliza da equipa anfitriã e até ao minuto 45 só deu Roménia. Sem dificuldades, desfizeram a desvantagem, marcaram seis golos contra um das comandadas de Soubak. Com aposta na coesão defensiva, o equilíbrio voltou a imperar até o apito final.



Ainda no domingo, 2, o Japão derrotou (35-29) a Roménia “B”, com 18-12 no primeiro tempo. As nipónicas ocuparam a terceira posição da tabela a frente da Roménia “B”.



Jornal de Angola