Portal Oficial do Governo da República de Angola
Desporto

Angola em sub-17 conquista bronze no CAN

A Selecção Nacional Sub-17 de Futebol encerrou, no último sábado, 27, a participação na fase final da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), na Tanzânia, no terceiro lugar da prova, ao derrotar a similar da Nigéria, por 2-1, no... Ver mais

O desafio foi marcado pelo equilíbrio, principalmente na primeira metade do encontro entre formações que lutavam pelo triunfo, apesar de já terem conseguido a qualificação para o mundial, a decorrer no mês de Outubro, no Brasil.


 


O dianteiro Capita, do 1º de Agosto, abriu o marcador aos 27 minutos do desafio, mas a alegria da Selecção Nacional durou pouco tempo, porque o sector defensivo por falta de comunicação permitiu o golo da igualdade da Nigéria. O avançado Wisdom Onyedikachi Ubani restabeleceu o empate, aos 29 minutos, um resultado que encerrou a primeira metade do jogo.


 


Na etapa complementar, depois do "puxão de orelha" do técnico Pedro Gonçalves, a Selecção Nacional entrou melhor e num ápice o avançado Zito Luvumbo, do 1º de Agosto, concluiu com êxito uma jogada combinada na área do guarda-redes Suleiman Shaibu.


 


A partida foi marcada pela expulsão do lateral direito angolano Porfírio Abrantes, por acumulação de cartões amarelos na segunda parte do desafio. 


 


Apesar da saída do lateral da Academia de Futebol de Angola (AFA), e a jogar com menos uma unidade, a Selecção Nacional conservou a vantagem até ao apito final, contrariando a pressão do adversário. 


 


Na primeira fase da competição, Angola perdeu com a Nigéria, por 0-1, para a segunda jornada do Grupo A, onde também terminou o desafio com dez atletas, devido a expulsão de Gege, do Petro de Luanda.


 


Além de ocupar o terceiro lugar, a Selecção Nacional conseguiu um apuramento inédito para a fase final da 18ª edição do Campeonato do Mundo, a ter lugar de 5 a 27 de Outubro, no Brasil, com a participação de 24 selecções.


 


O sorteio do mundial seria realizado no dia 14 de Maio, no Gran Teatro Nacional do Peru, Lima.


 


O jogo da final do CAN da prova disputa-se hoje, às 14h00, entre Camarões e Guiné Conacri, no Estádio Nacional de Dar-es-Salaam.