Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Angola e Hungria preparam acordos

Os ministérios das Relações Exteriores de Angola e o dos Negócios Estrangeiros da Hungria pretendem assinar, em breve, acordos de cooperação em vários domínios.


De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, apesar da cooperação já existente entre os dois países, o Governo húngaro considera necessária a assinatura de novos instrumentos jurídicos para “possibilitar a criação de um ambiente harmonioso para o investimento de empresários húngaros em Angola e aumentar a confiança no âmbito da cooperação económica”.



Nesta quarta-feira, 13, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o homólogo húngaro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio, Péter Szinjjártó, tiveram um encontro privado, em Luanda, no quadro da visita de algumas horas que efectuou a Angola.



As relações de cooperação entre a República de Angola e a República da Hungria foram estabelecidas em 1997 por via da assinatura do Acordo de Cooperação Económica e Técnico-Científica. De 1977 a 1981 foram assinados vários acordos nos domínios da Agricultura, da Cultura, do Comércio e da Saúde.



Entre os dois países, foram assinados acordos de intercâmbio entre o Instituto de Relações Internacionais de Angola e o Instituto de Relações Internacionais e Comércio da Hungria assinado em Luanda em 2018.



Foi ainda assinado um Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Florestas da República de Angola e o Ministério da Agricultura da Hungria sobre cooperação no domínio da Agricultura.



Entre Angola e Hungria foi ainda assinado um acordo de supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviços em 2019 e o Acordo de Cooperação Económica e Técnico-científico assinado em Budapeste, em 2018. Os dois países têm ainda um programa de Intercâmbio Educacional entre o Ministério do Ensino Superior de Angola e das Capacidades Humanas da Hungria.



Jornal de Angola