Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Banco Mundial concede financiamento para projectos sociais

O Banco Mundial (BM) vai conceder, nos próximos meses, um financiamento de mil milhões de dólares para apoio directo ao Orçamento Geral do Estado (OGE), Protecção Social e o sector das Águas, anunciou esta quarta-feira, 13, em Luanda, o vic... Ver mais


Em declarações à imprensa, depois de ser recebido em audiência pelo Presidente João Lourenço, Hafez Ghanem referiu que Angola é “um país bastante importante para o Banco Mundial e valoriza muito a parceria com a instituição”.



“Queremos apoiar o processo de reformas em curso em Angola. Por isso, dedicamos um valor de apoio a Angola que será desembolsado nos próximos meses, no valor de mil milhões de dólares, que visa especialmente três áreas importantes: o apoio directo ao OGE, protecção social e o sector das Águas”, sublinhou.



O vice-presidente do Banco Mundial para a África, que visita o país pela primeira vez, explicou que o encontro serviu para ouvir do Presidente João Lourenço as prioridades de Angola e também ver de que maneira a instituição de Bretton Woods pode ajudar na agenda de desenvolvimento do país.



“O objectivo do BM é o combate à pobreza. Por isso, discutimos com o senhor Presidente a forma como podemos ajudar para o desenvolvimento do país, principalmente naquilo que diz respeito à redução da pobreza e no campo da Protecção Social, Educação e Saúde”, salientou.



Apoio à Tesouraria



O ministro das Finanças, Archer Mangueira, que esteve na audiência, explicou que o Banco Mundial vai conceder um apoio à Tesouraria, com um financiamento que está já garantido para este ano, no montante de 500 milhões de dólares. O valor, acrescentou, vai até ao montante de 1.5 mil milhões de dólares nos próximos três anos.



Segundo Archer Mangueira, além dos projectos já existentes nos sectores das Águas, Agricultura, Desenvolvimento Local e Protecção Social, há também a intenção de o Banco Mundial apoiar novos projectos na área de Energia, particularmente a solar e no sector dos Transportes.



Jornal de Angola