Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Angola e Espanha assinam memorando no domínio turístico

Angola e Espanha assinaram nesta segunda-feira, 28, em Madrid, um memorando para promover a cooperação entre os sectores turísticos dos dois países, tanto de carácter público como privado.


Pela parte angolana assinou a ministra do Turismo, Ângela Bragança, e pelo Reino da Espanha assinou a ministra da Indústria Comércio e Turismo, Reyes Maroto Illfra, o documento visa igualmente impulsionar o intercâmbio de especialistas em promoção e comercialização turística, além de planificação e desenvolvimento de destinos turísticos.



De acordo com o documento, os signatários “dedicarão especial atenção ao desenvolvimento e ampliação das relações turísticas actualmente existentes, como medida para fortalecer as suas economias e aumentar o conhecimento recíproco das suas respectivas culturas nacionais”. 



“Qualquer acção será realizada respeitando as respectivas legislações e acordos internacionais nos países dos quais os signatários façam parte e que estejam actualmente em vigor”, lê-se no documento que prevê estudos de novas ofertas turísticas, no âmbito da gestão do património natural e cultural que impulsionem o desenvolvimento de um turismo sustentável em benefício das populações locais e trocarem experiências no âmbito da exploração de edifícios históricos com fins turísticos”.



Os signatários acordam, ainda, no âmbito das suas competências, estudar formas de promover a cooperação em áreas como análise e investigação de mercados, o intercâmbio de especialistas em promoção turística e marketing online, através das novas tecnologias, assim como impulsionar a digitalização do sector turístico.



Cada signatário do documento, no âmbito das suas competências, facilitará a participação recíproca em actividades promocionais organizadas no seu respectivo país, com a finalidade de que possa promover os seus atractivos turísticos. 



Angola e Espanha podem, igualmente, estabelecer uma comissão de cooperação técnica no domínio do turismo, que se encarregará do acompanhamento do memorando assinado na segunda-feira, 28, a ser constituída por representantes das administrações nacionais de Turismo de ambos os países e se reunirá quando os signatários o considerarem necessário.



Jornal de Angola