Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Executivo melhora coordenação no combate contra corrupção

O Executivo vai aperfeiçoar os mecanismos de combate à corrupção, garantiu esta quinta-feira, 6, em Luanda, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, que discursava na sessão de divulgação do ... Ver mais


Frederico Cardoso, que falava em representação do Presidente da República, disse que o  Executivo vai melhorar a coordenação e a troca de informações entre as entidades que exercem funções de prevenção, investigação e de julgamento de casos de corrupção.   



O responsável disse ainda que se vai fortalecer a capacidade operativa, técnica e financeira dos órgãos públicos no combate à corrupção.



“Vamos melhorar a transparência no acesso à informação na Administração Pública”, disse.



O ministro de Estado e chefe da Casa Civil referiu que se vai exigir que sejam geridos com idoneidade e equidade os recursos humanos na Administração Pública e fortalecer as regras de contratação pública, melhorar o quadro legal de combate à corrupção, aprimorar os procedimentos para tornar mais célere o tratamento administrativo e judicial dos casos de corrupção.



O Executivo vai ainda envolver de modo mais activo  os cidadãos, a sociedade civil e o sector empresarial no combate à corrupção, difundir práticas de transparência no sector empresarial no combate à corrupção e continuar a assegurar a participação de Angola nos fóruns internacionais de luta contra a corrupção, para manter a colaboração bilateral e multilateral e a cooperação judicial internacional que for necessário.



“Hoje, todos somos chamados para uma tarefa na qual devemos estar conjuntamente empenhados, agindo de modo concertado, com deveres específicos e responsabilidades partilhadas”, disse.



Jornal de Angola