Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

FIDA financia projecto de Agricultura e Pescas

A estratégia do Governo angolano para atingir a auto-suficiência alimentar está reforçada com o financiamento do Fórum Internacional para o Desenvolvimento (FIDA) de cerca de 200 milhões de dólares para a implementação de um projecto nos do... Ver mais


O anúncio sobre o financiamento do projecto em Angola foi feito esta quinta-feira, 6, em Luanda, pelo presidente do FIDA, Gilbert Houngbo, à imprensa, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta.



De acordo com o responsável, o FIDA vai trabalhar com a Agência Francesa de Desenvolvimento e com o Banco de Desenvolvimento Agrícola (BDA).



Gilbert Houngbo disse que, para o projecto, o FIDA contribuiu com cerca de 40 milhões de dólares do valor global. O resto veio de parceiros com quem a instituição trabalha, segundo o responsável. 



A ministra das Pescas e do Mar, Victória de Barros Neto, que acompanhou o presidente do FIDA na audiência com o Chefe de Estado salientou que o apoio daquela instituição “é extremamente importante se tivermos em conta a capacidade técnica, tanto no âmbito da pesca artesanal marítima ou continental como na piscicultura comunal”.



O ministro da Agricultura, Marcos Alexandre Nhunga, que também acompanhou a visita do presidente do FIDA ao Palácio Presidencial, afirmou que o Executivo definiu a agricultura familiar como grande aposta.



O responsável indicou que o Governo tem já três projectos com o FIDA e o que vai ser implementado nos domínios das Pescas e da Agricultura vai contribuir para o aumento da produção.



“Há uma componente importante neste projecto que tem a ver com a recuperação de estradas secundárias e terciárias para permitir o escoamento da produção”, disse, acrescentando que o FIDA é um parceiro antigo do Governo angolano.



Jornal de Angola