Portal Oficial do Governo da República de Angola
Economia

Angola e Rússia analisam cooperação

Angola e a Rússia debateram as melhores formas de cooperação nas diferentes áreas de recursos minerais e petróleos, durante a reunião de preparação da 5ª sessão ordinária da Comissão de Cooperação Bilateral entre os dois países, que decorre... Ver mais

O director do Gabinete de Intercâmbio do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, Luís António, lidera a equipa de técnicos angolanos ao encontro, ao passo que o director do Departamento de Intercâmbio Internacional do Ministério dos Recursos Minerais e Ambiente da Federação Russa, Nuritdin Inamov, lidera a equipa de peritos russos.

Integram ainda a equipa angolana o ministro conselheiro da Embaixada, os presidentes dos conselhos de administração da Endiama, Sonangol, director do IGEO e técnicos do Ministério das Relações Exteriores.

Os russos estão interessados nos diamantes angolanos e afirmam haver grandes indícios para novas descobertas de reservas, pelo que "muitas companhias russas estão prontas a entrar em Angola.

Os russos da Alrosa declaram estar satisfeitos com o desempenho de Catoca, quarta maior mina do mundo a céu aberto, e com a atribuição de novas concessões ao consórcio Kimang.

No domínio petrolífero, o presidente da Sonangol, Carlos Saturnino, informou que a companhia está aberta à cooperação com a parte russa que mostrou interesse em explorar petróleo, mas alertou porém que as licitações para petróleo e gás baseiam-se em concursos técnicos e comercialmente viáveis, pelo que convidou os russos a participarem de concursos que venham a ser abertos.

Durante o encontro, os russos reconheceram e congratularam-se com o novo ambiente de negócios em Angola e as medidas tomadas pelo Presidente João Lourenço.

Sublinharam que todos os instrumentos de cooperação terão de ser com base nas novas leis angolanas.

Rússia interessada no ouro angolano

Companhias russas querem parcerias com as empresas angolanas na exploração do ouro, interesse manifestado na reunião de peritos da comissão mista de cooperação intergovernamental Angola-Rússia, pelo director para região SADC da companhia Global Resources, Dmitry Tokarev.

Por sua vez, o director de intercâmbio do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, Luís António, agradeceu o interesse e salientou a mensagem e os contactos serão passados aos empresários angolanos detentores de direitos nas províncias angolanas de Cabinda e Huíla.

Angop