Portal Oficial do Governo da República de Angola
Ambiente

Eco-taxas passam a ser cobradas nos parques

A ministra do Ambiente, Paula Coelho, anunciou esta quinta-feira, 20, que os parques nacionais passarão a cobrar eco-taxas.

A governante falava à imprensa no final da IX sessão do Conselho de Ministros que aprovou os projectos de decretos presidenciais dos regulamentos de nove parques nacionais e de transferência de resíduos destinados à reutilização, reciclagem e valorização. Reconheceu que os parques careciam de actualização dos estatutos e regulamentos internos.

Abordou também a existência de um programa aprovado pelo Presidente da República para angariar fundos para os parques, transformando-os em unidades de gestão independentes acopladas ao Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação.

Afirmou que se prevê introduzir áreas de investigação e a integração das comunidades para que exibam os seus traços culturais, permitindo entrada de recursos financeiros, assim como a criação de quiosques.
A ministra destacou o intercâmbio com o Ministério do Turismo para implantação de infra-estruturas ecológicas dentro das áreas de conservação.

Indicou que o programa abarca a capacitação de fiscais do ponto de vista táctico, operacional e de gestão das zonas de conservação.

A sessão desta quinta-feira, 20, do Conselho de Ministros aprovou os projectos de decretos presidenciais dos regulamentos dos parques nacionais do Luengue,-Luiana, Quiçama, Mavinga, Cameia, Bicuar, Maiombe, Cangandala, Iona e Mupa.