Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Criada comissão para património cultural

O Presidente da República, João Lourenço, criou por despacho nesta quarta-feira 7, em Luanda, a Comissão Nacional Multisectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.

O Presidente da República, João Lourenço, criou por despacho nesta quarta-feira 7, em Luanda, a Comissão Nacional Multisectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, com o objectivo de promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural.

Segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, a comissão é coordenada pelo Vice-Presidente da República e integra a ministra da Cultura (coordenadora adjunta), os ministros do Interior, das Relações Exteriores, da Administração do Território e Reforma do Estado, do Turismo, da Construção e Obras Públicas e da Comunicação Social.

As ministras do Ordenamento do Território e Habitação, do Ambiente, das Pescas e do Mar, do Ensino Superior, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação também fazem parte da referida comissão.

A mesma integra ainda os secretários do Presidente da República para os Assuntos Sociais, para os Assuntos Regionais e Locais, o Assessor Económico e Social do Vice-Presidente da República, o Director-geral do Instituto Nacional do Património Cultural e Representante da Comissão Nacional da UNESCO.

Entre as atribuições da Comissão Multissectorial, está a missão de submeter ao departamento ministerial responsável pelo sector da Cultura, propostas de bens classificados passíveis de elevação a Património da Humanidade e acompanhar o processo de candidatura e inscrição. A comissão funcionará por um período de três anos.