Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Chefe de Estado felicita mulheres angolanas pelo seu dia

O Presidente da República, João Lourenço, expressou nesta sexta-feira 2, o desejo de que o 2 de Março, Dia da Mulher Angolana, sirva de reflexão.

O Presidente da República, João Lourenço, expressou nesta sexta-feira 2, o desejo de que o 2 de Março, Dia da Mulher Angolana, sirva para uma “profunda reflexão e tomada de consciência sobre as suas necessidades, problemas e aspirações”.

Numa mensagem por ocasião da celebração do Dia da Mulher Angolana, que se assinala anualmente a 2 de Março, o Presidente da República destaca o facto de as mulheres constituírem o segmento humano maioritário em Angola.

“Embora não tenha atingido ainda os padrões sugeridos pelos organismos internacionais, no que diz respeito à integração das mulheres na vida político-administrativa e empresarial, Angola tem sido dos países que mais procura respeitar a representatividade do género a todos os níveis da governação”, assinala João Lourenço na sua saudação.

Na mensagem, o Presidente da República espera, ainda, que este dia contribua para a “efectiva emancipação” das mulheres angolanas, de modo a que elas possam participar de forma cada vez mais activa na vida política, económica, social e cultural do país.

“As mulheres representam, de facto, uma mais-valia, quando se trata do resgate dos valores cívicos e morais e da luta contra as injustiças sociais e a discriminação”, sublinha a mensagem presidencial.

“É opinião aceite que as mulheres sustentam metade do céu, e isso envolve, naturalmente, a defesa da harmonia e coesão familiar e os cuidados que concedem à primeira infância e às crianças, sendo que cuidar delas significa cuidar também do nosso futuro, que pretendemos próspero, pacífico, inclusivo e democrático”, remata o Presidente da República na sua mensagem às mulheres angolanas.

Angop