Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Presidente recomenda modelo sustentável de limpeza para Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou medidas para tornar o modelo de limpeza pública da província de Luanda mais sustentável para os cofres do Estado.

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou nesta na última sexta-feira 9, medidas para tornar o modelo de limpeza pública da província de Luanda mais sustentável para os cofres do Estado.

Esta orientação consta do comunicado final da reunião com as autoridades governamentais da província de Luanda, na sequência da visita de campo que realizou na quinta-feira 8, na capital angolana.

De acordo com o comunicado, o Presidente exige a alteração do actual modelo de recolha de resíduos sólidos, transformando-o num novo negócio no qual as populações possam se beneficiar dos seus subprodutos, tais como energia, papel reciclado, adubos e fertilizantes para a agricultura.

A reunião orientou ainda a aceleração dos mecanismos de implementação dos processos de desconcentração administrativa e financeira com vista a dotar os órgãos da administração local de autonomia para a implementação dos projectos prioritários nas comunidades.

Face aos níveis anormalmente altos de quadros médicos e professores sem colocação, o Presidente da República orientou os ministros das Finanças, da Saúde e da Educação no sentido de criarem políticas acertadas e urgentes de enquadramento.

Ordenou a conclusão das infra-estruturas relacionadas com a macro-drenagem de forma a melhorar o saneamento básico da cidade.

Na quinta-feira, o Presidente da República efectuou durante cinco horas uma inspecção às infra-estruturas relacionadas com a macro-drenagem, bem como equipamentos sociais ligados à saúde, educação e habitação.
Recomendou a sua rápida conclusão de modo a servir imediatamente os cidadãos.

Angop