Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Angola reforça cooperação com Emirados Árabes Unido

O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, manifestou nesta quinta-feira 8, em Luanda, o interesse e disponibilidade das autoridades nacionais em trabalhar para o incremento da cooperação económica com os Emiratos Árabes U... Ver mais

Falando na abertura das negociações entre delegações dos dois países, Manuel Augusto manifestou o interesse das autoridades angolanas em dar passos importantes com vista a cobrir largamente as áreas de comércio e investimento, energia, defesa, transporte desenvolvimento de infra-estruturas, exploração mineira, agricultura, pesca, banca e telecomunicações.

Argumentou que as áreas de cooperação entre os dois países devem assentar em pilares que potenciem os eixos de desenvolvimento, permitindo, deste modo, afinar a relação política, económica e social, com objectividade.

O ministro das Relações Exteriores de Angola disse ainda que são grandes as oportunidades de negócio que existem, quer no mercado angolano como no do Emiratos Árabe Unidos, para os empresários dos dois países.

Neste contexto, argumentou que devem ser aperfeiçoados os mecanismos institucionais e os instrumentos jurídicos de cooperação, para facilitar o enquadramento e a dinamização das acções de cooperação material.

De acordo com o ministro, os grandes sectores como o da energia, transportes, as comunicações e indústria pesada e de transformação, a investigação científica e o desenvolvimento humano devem merecer prioridade, pelo papel estruturante que têm no processo económico e social.

Manuel Augusto defendeu ainda a priorização da troca de informações em domínios como do ambiente, onde são evidentes as mudanças climáticas, e o combate aos fenómenos do terrorismo, crimes transfronteiriços, imigração ilegal, tráfego de drogas e de seres humanos, branqueamento de capitais e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Por sua vez, o ministro de Estado dos Emiratos Árabes Unidos, Sultan Al Jabar, reforçou que a ocasião serve para que os dois países possam definir melhor o mapa das relações estratégicas entre ambos.

O ministro de Estado disse ainda que existem muitas potencialidades no relacionamento entre os dois países que podem ser exploradas e contribuir para o fortalecimento desta mesma parceria estratégica.

O responsável dos Emiratos Árabes Unidos argumentou ainda que as mudanças climáticas e energias renováveis devem ser consideradas ao nível do desenvolvimento.

Angop