Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Extensão do sinal da Rádio Ecclésia está para breve

A extensão do sinal da Rádio Ecclésia pelo país dominou o encontro realizado nesta quinta-feira 8, em Luanda, entre o Governo e responsáveis da Igreja Católica de Angola.

A extensão do sinal da Rádio Ecclésia pelo país dominou o encontro realizado nesta quinta-feira 8, em Luanda, entre os ministros do Comunicação Social, João Melo, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, e responsáveis da Igreja Católica de Angola.

O presidente da Comissão da Comunicação Social da Conferência Episcopal de Angola e São Tome (CEAST), Dom Jesus Tirso Blanco, e o director-geral da Rádio Ecclésia, Maurício Camuto, representaram a igreja na reunião, que visou a abordagem de aspectos técnicos e dos procedimentos legais para o início das transmissões das várias rádios da Emissora Católica em todas as províncias de Angola.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o ministro João Melo afirmou que faltam apenas alguns aspectos técnicos para que a extensão do sinal da Rádio Ecclésia seja concretizada.

Disse acreditar que em breve algumas estações provinciais da Emissora Católica estarão em condições de começar a funcionar, a julgar pelas metodologias definidas no encontro de hoje.

“Há procedimentos legais que a Igreja Católica deve cumprir e nós vamos procurar agilizá-los”, rematou, sublinhando a necessidade de se acelerar o processo para a concretização de uma decisão política anunciada em Janeiro último pelo Presidente da República, João Lourenço.

Quanto à postura da Rádio Ecclésia em termos da linha editorial, o ministro disse aguardar por uma informação séria, credível, equilibrada e, acima de tudo, uma contribuição prestimosa para a moralização da sociedade angolana a todos os níveis.

Neste âmbito, realçou o papel que a Igreja Católica, como instituição milenar que representa uma grande parte da sociedade angolana, sempre desempenhou na pacificação dos espíritos dos cidadãos.

Por sua vez, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, disse que do ponto de vista técnico (distribuição de frequências) não existem obstáculos que inviabilizem a concretização da extensão do sinal da Rádio Ecclésia.

Segundo o governante, todos os pormenores técnicos inerentes estão a ser acautelados para que na devida altura a extensão do sinal seja um facto.

Na ocasião, o presidente da Comissão da Comunicação Social da CEAST, Dom Jesus Tirso Blanco, regozijou-se pela forma como as autoridades governamentais estão a tratar o assunto, e assegurou que tudo está a ser feto para cumprir com os procedimentos técnicos e legais exigidos.

Assegurou que, em pelo menos seis províncias do país, as coisas já estão avançadas e o sinal de rádio poderá ser inaugurado tão logo sejam cumpridas as formalidades legais. Nas restantes regiões, o processo levará ainda algum tempo até a aquisição dos equipamentos necessários.

O encontro, realizado no Ministério da Comunicação Social, surgiu no âmbito do anúncio da extensão do sinal da Emissora Católica de Angola em todo o país, feito pelo Presidente da República, João Lourenço, a 8 de Janeiro de 2018.

Angop