Portal Oficial do Governo da República de Angola
Economia

Governo descentraliza manutenção das vias

O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel de Almeida, anunciou nesta quarta-feira, 10, em Saurimo, que a manutenção das estradas serão da responsabilidade dos governos provinciais.

A responsabilidade da manutenção e conservação das infra-estruturas públicas, em particular das estradas secundárias e terciárias, serão nos próximos tempos com o apoio do Ministério da Construção e do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), dos governos provinciais e das Administrações Municipais.

A informação foi avançada nesta quarta-feira, 10, em Saurimo, pelo ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, tendo defendido que os municípios, em especial, devem capacitar-se no sentido de assumir esta responsabilidade da manutenção das infra-estruturas públicas.

Para tal, revelou que o Ministério está a programar a formação de formadores em várias especialidades em Luanda, Huambo e Malanje, para posteriormente retornarem aos municípios para formar os técnicos que se encarregarão de efectuar a manutenção e conservação das infra-estruturas nas suas áreas de jurisdição.

Quanto à situação das vias estruturantes na província da Lunda Sul, o ministro disse que a prioridade será a conclusão das obras em curso, nomeadamente os troços que ligam Saurimo/Dala, Biula/Muconda, Dala/Luma Cassai e Saurimo/Luo, Muriege/Chiluange/Cassai Sul.