Portal Oficial do Governo da República de Angola
Saúde

Angola prepara programa de combate à malária

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu no passado sábado, 30, na província do Bié, que o país vai contar este ano com um programa de emergência de combate à malária.

Um programa de emergência de combate à malária no país vai ser apresentado na primeira semana de Janeiro de 2018, no quadro das estratégias para a redução desta enfermidade.

A garantia foi dada no passado sábado, 30, na cidade do Cuito, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, tendo sublinhado que o programa, que contará com o contributo dos sectores do Ambiente, Energia e Águas, Finanças, Comunicação Social e Urbanismo, vai permitir, no curto prazo, reduzir o índice de mortalidade por malária em Angola.

Sem avançar o número de casos de malária notificados no país, a governante disse ainda que o programa de Emergência de Combate à Malária vai contar com a intervenção das autoridades tradicionais e religiosas, que vão ajudar a divulgar as formas de prevenção e da melhoria do saneamento básico.

Além da sensibilização da população, afirmou, a estratégia visa igualmente reforçar a distribuição de medicamentos e mosqueteiros nas unidades hospitalares do país, a capacitação e promoção de profissionais de saúde.

Ainda no âmbito do programa de combate à malária, Sílvia Lutucuta fez a entrega de kits de medicamentos e mosquiteiros tratados com insecticida, no município do Cuito (Bié), cerimónia testemunhada pelo governador provincial, Álvaro de Boavida Neto.

Angop