Portal Oficial do Governo da República de Angola
Cultura

Angola e Argélia analisam reforço da cooperação

Angola e Argélia analisaram, nesta quinta-feira, 14, em Luanda, a necessidade do reforço da cooperação cultural, com particular ênfase na vertente da formação de quadros.

Angola e Argélia analisaram, nesta quinta-feira, 14, em Luanda, a necessidade do reforço da cooperação cultural no domínio do património cultural, cinema e audiovisual, indústrias culturais e museus, com particular ênfase na vertente da formação de quadros.

Durante uma audiência que a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, concedeu ao embaixador da Argélia, Larbi Latrach, as duas entidades convergiram na ideia da necessidade da busca de experiência nos vários domínios, mas sempre com a formação em foco, tendo em conta a necessidade de Angola nas áreas de restauração dos monumentos e sítios.

Carolina Cerqueira solicitou ainda o apoio argelino para o processo de candidatura do Corredor do Kwanza, Tchitundu Hulu e o Cuito Cuanavale a património mundial.

A governante fez ainda referência ao encontro que está previsto para Março de 2018 sobre o projecto de edificação de um memorial sobre a luta contra o Apartheid e a escravidão na SADC, envolvendo Angola, África do Sul, Zimbabwe, Moçambique.

De acordo com a ministra, o projecto visa resgatar a história e a memória sobre os processos de libertação dos países da região.

Já o diplomata argelino, que foi recebido na sequência da visita da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, à Argélia em Julho deste ano, destacou a importância do intercâmbio entre os dois países, frisando que a ligação entre os povos começa na vertente cultural.

Angop