Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Rússia confirma lançamento do AngoSat-1 para Dezembro

O satélite AngoSat-1, construído pela Corporação Energética de Míssil e Espaço da Rússia, para o Governo angolano, está programado para ser lançado em Dezembro do ano em curso.

A confirmação foi dada nesta segunda-feira, 13, em Luanda, pelo Vice-Primeiro ministro da Federação Russa, Yuri Trutnev, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço.

Yuri Trutnev, que está em Luanda para uma visita de algumas horas, considerou um ganho para os dois estados o lançamento do primeiro satélite angolano.

Em Outubro do ano em curso o ministro angolano das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, adiantou o dia 7 de Dezembro próximo como data provável para o lançamento do AngoSat-1.

Quanto às trocas comerciais entre os dois países, Yuri Trutnev afirmou que triplicaram no período 2016/2017, sem contudo avançar números.

No encontro com o Chefe de Estado angolano, o dirigente russo abordou o desenvolvimento da cooperação bilateral, com destaque aos sectores técnico militar, agricultura, minas e telecomunicações.

No capítulo diplomático o dirigente russo manifestou-se satisfeito com o papel que Angola tem desempenhado na busca da estabilidade política na região central e austral de África, bem como destacou a parceria entre os dois países nas organizações internacionais que integram conjuntamente.

Angola e Rússia desenvolvem relações de cooperação nos sectores da Defesa e Segurança, Transportes, Educação, Geologia e Minas, Pescas, Petróleos e Gás, Telecomunicações, Energia e Águas.

Yuri Trutnev deverá deixar a capital angolana no final da tarde desta segunda-feira, 13, com destino à África do Sul.

Angop