Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Perfil do Presidente da República eleito

João Manuel Gonçalves Lourenço, general na reserva, foi confirmado esta quarta-feira, 6, Presidente da República, no quadro das eleições gerais de 23 de Agosto.

É casado com a economista Ana Dias Lourenço e pai de seis filhos, nasceu no município do Lobito, província de Benguela, em 5 de Março de 1954.

João Lourenço é filho de Sequeira João Lourenço, enfermeiro, nacionalista da clandestinidade e prisioneiro político, natural de Malanje, e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, costureira, natural do Namibe, ambos já falecidos.

Mestre em Ciências Históricas e general de três estrelas na reserva, João Lourenço participou na primeira e segunda guerra de libertação nacional, na segunda região político militar.

Desempenhou o cargo de chefe da Direcção Política Nacional das ex-FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola).

Exerceu depois as funções de 1º secretário provincial do MPLA e de comissário (governador) das províncias do Moxico e de Benguela, respectivamente, de secretário para a Informação e Propaganda do MPLA, e posteriormente de secretário-geral do partido.

Foi presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, presidente da Comissão Constitucional, membro da Comissão Permanente, presidente do Grupo Parlamentar do MPLA e 1º vice-presidente da Assembleia Nacional.

Membro do Bureau Político do MPLA, João Lourenço foi nomeado ministro da Defesa Nacional em 2015, e eleito para o cargo de vice-presidente do partido na sequência do seu VII Congresso Ordinário, realizado em Luanda, de 17 a 20 de Agosto de 2016.

Na terceira reunião ordinária do Comité Central do MPLA, realizada a 03 de Fevereiro de 2017, em Luanda, João Manuel Gonçalves Lourenço foi indicado candidato do partido a Presidente da República.

Angop