Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Ministra da Indústria inaugura forno de clínquer

O primeiro forno de produção de clínquer da fábrica de cimento Cimenfort, no município da Catumbela, província de Benguela, foi inaugurado nesta segunda-feira, 19, pela ministra da Indústria, Bernarda Martins.

O primeiro forno de produção de clínquer da fábrica de cimento Cimenfort, no município da Catumbela, província de Benguela, foi inaugurado nesta segunda-feira, 19, pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, representando a segunda fase do projecto desta unidade fabril.

Ao falar à imprensa, a ministra destacou as vantagens que vão resultar da produção do clinquer localmente, ao contrário dos últimos cinco anos em que a fábrica importou essa matéria-prima para o fabrico do cimento (desde a sua inauguração em 2012).

Para a governante, o investimento vai trazer inúmeros benefícios, nomeadamente a poupança de divisas, através do fabrico do clinquer no país, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de produção para o dobro e tornar a fábrica auto-suficiente em termos de produção de cimento.

Por seu lado, Paul Hang, o proprietário da Cimenfort, indicou na cerimónia oficial de apresentação que a segunda fase hoje inaugurada consiste na utilização do sistema integrado para moagem de cimento, com utilização da prensa de rolos, possibilitando duplicar a actual capacidade de produção instalada de 700 mil toneladas/ano, o equivalente a 28 milhões de sacos de cimento/ano, ou seja, uma produção diária de quatro mil toneladas correspondestes a 80 mil/dia.

Informou que a fábrica foi concebida para três fases, sendo a primeira para produzir 700 mil toneladas, inaugurada a 22 de Agosto de 2012, a segunda destinada a aumentar a capacidade de produção para o dobro (1,4 milhões toneladas que começa hoje) e a terceira e última a de montagem da moagem do clinquer, cujo processo de fornecimento de equipamentos pode se estender até 2019.

Angop