Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Inaugurado Centro de apoio ao doente anémico

Um Centro de Apoio ao Doente Anémico foi inaugurado nesta segunda-feira, 19, no Hospital Geral dos Cajueiros, no Cazenga, pela secretária de Estado da Saúde, Constantina Furtado.

Um Centro de Apoio ao Doente Anémico foi inaugurado nesta segunda-feira, 19, no Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga, em Luanda, em acto presidido pela secretária de Estado da Saúde, Constantina Furtado.

O acto serviu para celebrar o “Dia mundial de consciencialização sobre a doença de células falciforme”, promovido sob o lema " Juntos vamos conseguir", que assinala-se nesta segunda-feira, 19.

Na ocasião, Constantina Furtado, disse que o Governo angolano está fortemente apostado na melhoria da saúde das populações e, neste sentido, tudo fará para alterar o quadro actual da anemia de células falciforme no país.

Explicou que as Nações Unidas estabeleceram a data e reconhecem que a patologia constitui um problema de saúde pública, uma das principais doenças genéticas do mundo.

Para a secretaria de Estado, a morbilidade e mortalidade da população com esta doença tem um impacto social e económico sobre as famílias e comunidades, constituindo um grande desafio, porque afecta crianças e adultos.

Deste modo, prosseguiu, o lema deste ano, se reveste de extrema importância e permite contribuir para o desenvolvimento de uma maior sensibilidade, conhecimento e informação a fim de prevenir, acompanhar e tratar de forma multidisciplinar os pacientes com o envolvimento de todos.

Agradeceu os parceiros e patrocinadores do Ministério da Saúde, pelo contributo e apoio concedido que tem permitido a melhoria da taxa de sobrevivência da qualidade de vida dos doentes com anemia falciforme.

O Hospital dos Cajueiros controla actualmente 850 doentes. É uma unidade sanitária de referência do II nível. Com capacidade de internamento de 230 camas, é dotado de áreas de medicina, pediatria, banco de urgência, cirurgia, ortopedia, RX, hemoterapia, bloco operatório, farmácia, consultas externas, obstetrícia, ecografia e estomatologia.

Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta actualmente com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji – Ya- Henda, Cazenga, 11 de Novembro, Kima-kieza e Calwenda.

Angop