Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Aberto período de pesca no Cuanza Norte

O período de pesca no Centro de Tratamento e Conservação do Pescado pós-captura do Ngolome no Cuanza Norte foi aberto neste sábado, 17, pela ministra das Pescas, Victória de Barros Neto.

Na ocasião, a ministra disse à imprensa que se trata da primeira acção de pesca no projecto, inaugurado em 2015, no âmbito da estratégia de massificação e desenvolvimento da pesca artesanal continental.

Referiu que a abertura da pesca contempla o lançamento de 20 mil peixes com 300 a 350 gramas de pesos comercial, criados em 10 gaiolas com capacidades de dois mil peixes cada, prontos para serem vendidos e também transformados em seco e fumado.

A governante disse que o projecto está voltado para a inclusão social, ao envolver jovens, mulheres e ex-militares que estão a elevar a localidade de Ngolome em pólo de desenvolvimento da pesca artesanal e continental em Angola.

Victória de Barros Neto referiu que a distinção de Angola com o prémio "Edouard Saouma", atribuído pela conferência da FAO ao projecto de assistência técnica à pesca artesanal implementado naquela localidade, enche de orgulho aos angolanos.

Num outro momento, a ministra fez o lançamento de oito mil alevinos em tanques de criação, com vista ao repovoamento da lagoa.

Angop