Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Angola e EUA rubricam Memorando no domínio da Defesa

O ministro da Defesa, João Lourenço, e o secretário norte-americano da Defesa, James Mattis, assinaram nesta quarta-feira, 17, em Washington, um Memorando no domínio da Defesa.

Um Memorando de Entendimento no domínio da Defesa foi assinado nesta quarta-feira, 17, em Washington, entre o Ministério da Defesa Nacional e o Pentágono (Ministério da Defesa dos EUA).

O instrumento de cooperação rubricado na quarta-feira, 17, permite que, doravante, possam ser assinados acordos mais específicos em vários domínios da cooperação militar entre Angola e os Estados Unidos.

O ministro João Lourenço assinou o documento pela parte angolana e pelos Estados Unidos assinou o secretário norte-americano da Defesa, James Mattis.

João Lourenço afirmou que o Memorando de Entendimento constitui o principal instrumento para abrir todas as portas para que os dois países possam, daqui para a frente, estreitar as relações no campo militar.

O ministro da Defesa Nacional informou o seu homólogo que recebeu por escrito do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, plenos poderes para assinar o Memorando de Entendimento com os Estados Unidos.

“Encaramos a cooperação com os Estados Unidos no domínio da Defesa como algo de muito sério. Acreditamos que ambos os países sairão a ganhar com este acordo”, declarou.

Além de realçar que os EUA não precisam de apresentação sobre o seu potencial militar, por se tratar da maior potência mundial, João Lourenço deixou vincado que Angola também é um país importante no contexto da região africana onde está inserida.

Angola, disse, geograficamente está na fronteira entre duas importantes regiões, nomeadamente na transição entre a África Austral e Central e no Golfo da Guiné.

Nesta última região, João Lourenço destacou a noção que os EUA têm da sua importância geoestratégica.

Jornal de Angola