Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

CNE recebe dados informáticos do Registo Eleitoral

O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, fez nesta terça-feira, 18, em Luanda, a entrega dos dados informáticos do Registo Eleitoral à CNE.

O Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (FICIM), que contém os dados dos eleitores registados para as Eleições Gerais de 2017, foi entregue nesta terça-feira, 18, em Luanda, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), pelo Ministério da Administração do Território (MAT).

O disco externo, que retém os dados provisórios de 9.459.122 (nove milhões, quatrocentos e cinquenta e nove mil e cento e vinte e dois) eleitores, foi entregue pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, ao presidente da CNE, André da Silva Neto.

A cerimónia, assistida pelos comissários da CNE e técnicos do MAT foi também marcada pela entrega do Relatório de Balanço do Processo de Registo Eleitoral, realizado no período de 25 de Agosto de 2016 a 31 de Março de 2017, bem como pela assinatura do protocolo de recepção desses instrumentos.

Este acto seguiu-se ao relato feito pelo secretário de Estado para os Assuntos Institucionais, Adão de Almeida, sobre as etapas e as acções mais relevantes desenvolvidas durante o processo, com a mostragem de gráficos, números e outros elementos inerentes à execução da empreitada.

Na ocasião, o presidente da CNE congratulou-se com o trabalho realizado pelo MAT e realçou a importância do acto, referindo que o FICIM provisório vai permitir a instituição iniciar parte das tarefas que lhe estão acometidas.

Angop