Portal Oficial do Governo da República de Angola
Ambiente

Comissão da Corrente de Benguela realiza workshop

A Comissão da Corrente de Benguela realizou nos dias 11 e 12 de Abril, um workshop destinado aos envolvidos na monitorização da saúde dos ecossistemas.

Após o lançamento do projecto “Fortalecer a capacidade de monitorizar a saúde dos ecossistemas”, um Workshop destinado a cerca de 30 pessoas envolvidas na monitorização da saúde dos ecossistemas, realizou-se nos dias 11 e 12 de Abril em Luanda pela Comissão da Corrente Fria de Benguela.

O principal objectivo do encontro que contou com a participação de técnicos da Direcção Nacional de Segurança, Emergência e Ambiente do Ministério dos Petróleos foi reforçar a capacidade institucional de Angola para monitorizar a saúde dos ecossistemas no sistema de Benguela.

O workshop apoiou-se em discussões facilitadas, que permitiram identificar os principais serviços ecossistémicos oceânicos em Angola e as relações entre estes.

Permitiu ainda, sensibilizar e planear a monitorização da saúde dos ecossistemas oceânicos.


A Comissão da Corrente de Benguela foi instituída em Janeiro de 2007 e é uma iniciativa multissectorial de Angola; Namíbia e a África do Sul, cujo propósito é promover a gestão e a protecção sustentável do grande ecossistema marinho da Corrente de Benguela, que abrange as zonas económicas exclusivas dos três países membros, incorporando o oceano, o fundo do mar e a interface entre a terra e o mar até ao nível máximo da maré cheia.