Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Ministro das Finanças assina acordos na China

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, rubricou na última sexta-feira, 17, em Beijing, (China), dois acordos ligados aos sectores das minas e distribuição de água.

Dois acordos ligados aos sectores das minas e do sistema de distribuição de água foram rubricados na passada sexta-feira, 17, em Pequim, pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, e responsáveis de duas instituições financeiras chinesas.

Com o Eximbank foi rubricado um acordo de financiamento do Plano Nacional de Geologia (Planageo), avaliado em 76,8 milhões de dólares, dos quais 65,3 milhões cobertos pelo banco, refere uma nota da Embaixada de Angola na China.

Com o Banco de Desenvolvimento da China, o memorando estabelece o financiamento para a construção do centro de formação, fornecimento e instalação de uma base de dados. Trata-se de um projecto pertencente ao Ministério da Energia e Águas, avaliado em 41,5 milhões de dólares, dos quais 35,3 milhões de dólares cobertos pelo banco.

Archer Mangueira chefia uma delegação multissectorial que integra os ministros do Interior, Ângelo Tavares, dos Transportes, Augusto Tomás, da Energia e Águas, João Baptista Borges, e da Construção, Artur Fortunato, além do administrador do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Carlos Panzo, e técnicos seniores dos cinco departamentos ministeriais.

A comitiva angolana está a negociar financiamento para o sector privado e acompanhamento de carteiras de projectos em curso no país, no quadro da linha de crédito da China.

Jornal de Angola