Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Legislação angolana reforça poder das mulheres

A ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, declarou em Nova Iorque que Angola adoptou legislação que garante o empoderamento económico da mulher.

A ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, declarou, em Nova Iorque, que Angola adoptou legislação que reforça o poder económico da mulher, principalmente no emprego, políticas de bem-estar nas zonas rurais e participação dos jovens, que constituem 52 por cento da população em idade activa.

A governante fez esta afirmação ao presidir ao evento paralelo intitulado “Alcançar o empoderamento económico da mulher: participação da mulher na decisão económica”, organizado por Angola à margem da 61ª Sessão da Comissão sobre a Condição da Mulher (CSW), que decorre na sede da ONU de 13 a 24 do corrente mês.

No evento, intitulado “Emprego, implementação de políticas e bem-estar das mulheres rurais e participação dos jovens”, Filomena Delgado, acompanhada pela ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, disse que as políticas contribuíram para o melhoramento das condições no local de trabalho.

O encontro, interactivo e assistido por representantes de vários países, serviu para a troca de experiências entre Angola e outros países membros da CSW, tendo a ministra destacado os esforços para concretizar políticas de igualdade de género e empoderamento político, social e económico das mulheres, bem como os direitos humanos das mulheres e meninas angolanas.

Participaram no evento a secretária para os Assuntos Judiciais e Jurídicos do Presidente da República, Florbela Araújo, a secretária adjunta do Conselho de Ministros, Ana Maria Sousa e Silva, quadros seniores de diversas instituições do país e membros da Missão Permanente junto das Nações Unidas.

Jornal de Angola