Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Presidente português recebe mensagem do homólogo angolano

O presidente do parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos, foi recebido nesta terça-feira, 10, em Lisboa, pelo Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, foi recebido nesta terça-feira, 10, em Lisboa, (Portugal), pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem entregou uma mensagem de condolências do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pela morte do ex-presidente daquele país, Mário Soares.

Durante a audiência, com duração de cerca de 30 minutos, os interlocutores passaram em revista o estado de relações entre os dois países, que considerou serem "boas".

Os dois Estados estão neste momento a trabalhar nas possíveis visitas à Angola do ministro dos Negócios Estrangeiros, Primeiro-Ministro e do Presidente da República de Portugal, Augusto Santos Silva, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, respectivamente.

Em declarações à imprensa sobre a figura de Mário Soares, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que o antigo Presidente "é um homem que já está na história; que se tornou num dos maiores políticos portugueses da segunda metade do século XX".

Posteriormente, Fernando da Piedade Dias dos Santos deslocou-se à sede do Partido Socialista, onde fez entrega, ao presidente deste partido político, Carlos César, de outra mensagem de condolências do Chefe de Estado angolano, dirigida à família de Mário Soares.

Durante o encontro com o líder socialista, o presidente da Assembleia Nacional afirmou que "não obstante o que as pessoas dizem, as relações foram sempre de respeito, consideração e solidariedade".

No final dos trabalhos de segunda-feira, o parlamentar angolano foi recebido na Assembleia da República Portuguesa, pelo seu homólogo português, Ferro Rodrigues, tendo ambos abordados aspectos ligados à cooperação parlamentar entre os dois países.

Angop