Portal Oficial do Governo da República de Angola
Província

Dados Preliminares do Censo 2014

A província do Cunene é a que tem menos homens para cada grupo de cem mulheres, segundo os dados preliminares do Censo Geral da População e Habitação, divulgados esta segunda-feira na cidade de Ondjiva.

O censo geral da população e habitação, realizado no país de 16 a 31 de Maio de 2014, apurou que a província do Cunene tem 965, 288 habitantes, sendo o município do Kwanhama o mais habitado com 37% de pessoas, seguido de Ombadja com 30% ao passo que o município do Curoca é o menos habitado com 4,3% seguido do Cuvelai com 6,2%.

Os dados apurados revelam também que do total da população, 514 mil, 474 são mulheres, ao passo que 450 mil, 814 são homens, fazendo com que o índice de masculinidade seja de 88 cidadãos do sexo masculino para cada 100 cidadãos do sexo feminino.

A densidade populacional é de 13 pessoas por quilómetro quadrado, sendo a província do Cunene a que menos zonas urbanas,tem cerca de oitenta pessoas a viverem em áreas rurais e a que menos homens tem para cada grupo de cem mulheres, segundo os gráficos do Censo Geral da População e Habitação 2014.

Para o governador provincial do Cunene, António Didalelwa, com estes dados estão lançadas as bases para que o executivo central, de forma geral, e o governo do Cunene, em particular, possam planificarem melhor e resolver as necessidades pontuais da população em função da realidade de cada província, município ou comuna.

Estiveram presentes na cerimónia de divulgação oficial dos dados preliminares do censo geral da população e habitação 2014,realizado na sala de conferências do palácio do governo, os membros do governo provincial do Cunene, representantes de partidos políticos, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais e comunidade académica da cidade de Ondjiva.

                                                                                                                                   

                                                                                                                                        CDI Cunene