Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Cidade de Saurimo completou nesta quarta feira dia 28 de Maio 58 anos

A Imagem de ordem e arrumação que Saurimo ostenta orgulha os habitantes, valoriza o esforço do Governo gizado durante doze anos de Paz para resgatar o brilho de um diamante em lapidação há cerca de 58 anos. Ruas reasfaltadas, sinalizadas, i... Ver mais

Fundada pelo Português Henrique de Carvalho, chefe de uma expedição militar, homenageado pela conquista do antigo bairro Saulimbo, que nos subsequentes e ao ritimo da sua urbanização, conquistou o estatuto de vila, posteriormente de cidade e capital do então distrito da Lunda, até em 1978, três anos depois da proclamação da Independencia Nacional.

As realizações em doze anos de Paz rejuvenesceram o rosto da cidade envelhecida pelas circustâncias, agora, com várias ruas e passeios reabilitados. Cresce limpa e arrumada, por conta de recolha regular de lixo, e de assimilação de uma cultura urbana por parte dos seus habitantes.

A expansão do bairro da Juventude, há escassos quatro quilómetros, actualmente com mais cem casas habitadas, ruas asfaltadas, dezenas de outras em conclusão, afectas a instituições Públicas e pessoas singulares, na mesma zona e no bairro Kawazanga, assinalam celeridade, aposta na arquitectura moderna e regrada.

Por força do crescimento demográfico galopante, as autoridades locais, procederam ao arruamento de áreas fundiárias, definindo normas de construção, para contrapor o caos e permitir a instalação de infra-estruturas de base.

Fonte: CDI