Presidente da República acredita embaixadores de cinco países (Política)

21/02/2013 18:00 (PPG)

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje, quinta-feira, em Luanda, as cartas credencias dos embaixadores da Sérvia, Dragan Markovic, da Federação Rússa, Dimitria Lubaca, e da Zâmbia, Barbara Chilangwa.


Em cerimónias separadas realizadas no Salão Nobre do Palácio Presidencial, à Cidade Alta, o estadista angolano recepcionou ainda as cartas credenciais dos embaixadores da Austria, Jonh Wilson, e da Hungria, Zsolt Maris, ambos não residentes.

Depois da entrega dos instrumentos jurídicos que os habilita exercer as funções no país, os diplomatas, em separado, mantiveram encontros de cortesia com o Chefe de Estado.

Assistiram ao acto, assessores da Presidência da República e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

Aquando da entrega das cartas figuradas ao ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, a embaixadora da Zâmbia disse à imprensa que o principal desafio é o de contribuir para aumentar as trocas comerciais entre os dois países, sobretudo com a melhoria das ligações rodoviárias do seu país.

Por sua vez, o embaixador húngaro realçou o facto de os dois países possuírem boas relações, que foram um pouco afectadas com a crise económica, mas que estão numa nova fase, apesar de se pretender que sejam mais activas.

Deu a conhecer que, ao longo deste período, irá promover estratégias de cooperação que passam pelos sectores da energia, saúde, educação, entre outros.

Já o diplomata austríaco disse existir muitos contactos entre Angola e o seu país há vários anos, mas que o objectivo é o de reforça-los, tendo anunciado a visita que o ministro das Relação Exteriores de Angola efectuará à Austrália ainda este ano.

Angop