Exemplo angolano elogiado por Israel (Política)

02/08/2012 12:00 (MIREX)

O Presidente de Israel, Shimon Peres, elogiou ontem o desempenho do Executivo angolano, afirmando que “acompanha atentamente o desenvolvimento económico, a estabilidade em que o país se encontra e o processo eleitoral que decorre neste momento”.


Shimon Peres recebeu no seu escritório em Jerusalém o Ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti. A afirmou que Angola é um país “com grande potencial, pela sua dimensão e recursos naturais e porque tem boa gente”.

Durante a sua intervenção, antes do encontro à porta fechada com o chefe da diplomacia angolana, Shimon Peres referiu que Angola é uma referência para muitos países do mundo e de África, pelo seu crescimento económico: “conhecemos os seus momentos altos e baixos e acompanhamos como é difícil foi sair da situação embaraçosa que o país viveu”.

Quanto às relações entre os dois países, o Chefe de Estado israelita considera que estão no bom caminho e a crescer, fundamentalmente nos domínios da ciência e da tecnologia: “nestes dois aspectos começamos a cooperar há muito e até já estamos apaixonados”, disse o Presidente de Israel.

O ministro das Relações Exteriores disse ao Presidente Shimon Peres que a visita a Israel revela a intenção do Presidente José Eduardo dos Santos continuar a cooperar com o Israel e consolidar as boas relações existentes.

O ministro Georges Chikoti lembrou que Angola conseguiu alcançar a paz também graças ao apoio de Israel: “ os dois países têm a possibilidade de construir uma relação de abertura e de amizade total”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Avigor Lieberman, manifestou, durante um encontro com Georges Chicoti, o interesse do seu país ser membro observador da União Africana.

Georges Chikoti e Avigor Lieberman analisaram ainda assuntos internacionais da actualidade, com destaque para a situação nos países africanos que estiveram em conflitos, o fenómeno do islamismo no Mali e a situação na República Democrática do Congo.

 Além dos dois encontros, o ministro Georges Chikoti reuniu com o director da Divisão de Treino e Formação de Diplomatas do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, David Root, e visitou o museu do Holocausto, “Yad Vashem”. No local estão expostos fotografias, documentos, vídeos, instrumentos de trabalho, objectos pessoais e cinzas dos judeus mortos pelos nazis durante a II Guerra Mundial.

Georges Chikoti depositou uma coroa de flores no memorial do Holocausto e deixou uma mensagem no livro de honra.

FONTE: JA




Pesquisa Electrónica

O Portal do Governo tem sido um instrumento eficaz de apromiximação entre o Executivo e os Cidadãos?